Brasfoot



A versão atualizada do popular gerenciador de equipes de futebol já pode ser baixada! Inspirado em títulos como Elifoot, Brasfoot 2016 coloca o jogador não apenas sob a pele de um técnico; os papeis de empresário, analista e até mesmo de contador têm de ser também incorporados por quem deseja emplacar uma carreira sucesso enquanto especialista em estratagemas de ataque e defesa.

Além de atuar como treinador, você tem, ainda, de definir a compra e venda de jogadores, negociar salários, gerenciar contratos, estabelecer preços de ingressos e, naturalmente, bolar táticas para participação junto de campeonatos nacionais e estaduais, tais como o Teça Libertadores, Liga dos Campeões e outros. É possível, também, ingressar em disputas internacionais como o Mundial Interclube, Copa do Mundo, Eurocopa e Copa América.

Bem como em sua versão anterior, Brasfoot 2016 disponibiliza uma série de dados detalhados acerca do desempenho do clube gerenciado. Jogadores podem consultar um ranking que elenca os melhores técnicos e times, o que permite o embate multiplayer para a definição do campeão dos campeões!

Listas de atletas e de clubes atualizadas das principais divisões do futebol brasileiro ficam à disposição dos usuários. Então que tal brincar de técnico e dirigente ao mesmo tempo? Pois é esta a sua missão em Brasfoot 2016: virar um verdadeiro cartola do mundo da bola. Será que você dá conta do recado?



Pré-jogo

A versão Demo de Brasfoot 2016 permite que o jogador inicie as partidas a partir da última divisão (a escolha dos times, em modo gratuito, é também restrita). Durante as primeiras telas, uma das duas ligas tem de ser escolhida: até 160 times, em quatro divisões, para o Brasil e 44 equipes no caso da Espanha.

Ainda durante o pré-jogo, o sistema de pagamento de salários tem de ser definido (em mensal ou semanal). A definição do seu perfil como técnico, então, deve ser feita: selecione sua nacionalidade e batize seu treinador. Clique sobre um dos times disponíveis e inicie sua prodigiosa carreira!
Novidades da versão atualizada de Brasfoot 2016

Em Brasfoot 2016, cara país possui uma fórmula diferente para a constituição das divisões. É possível, deste modo, iniciar campeonatos por pontos corridos ou mata-mata. A última atualização do jogo permite, ainda, a organização das divisões a partir de times, grupos e números equipes rebaixadas, por exemplo. Jogadores mais ousados podem também organizar as fórmulas por conta própria.


Foi feita também uma reformulação sobre o sistema de seleções. Agora, todas elas são convocadas entre os times em jogo. Significa que os técnicos humanos podem assumir os times durante o início das temporadas, o que permite o agendamento de amistosos antes das competições em si. 

Mais vagas nos torneios da Pré-Libertadores e Pré-Liga dos Campeões da Europa e premiações para competições internacionais durante rodadas mata-mata são outras das novidades. Além disso, quem vencer a Sulamericana terá vaga garantida na Libertadores do ano seguinte; o campeão da Liga Europa também está assegurado para a fase de grupos da Champions League.

Novas ligas de campeões dos clubes da Concacaf e Oceania foram adicionadas à mais recente versão de Brasfoot 2016. Por fim, os participantes do Mundial Interclubes serão definidos pelas ligas jogáveis.
Negocie

A compra, troca, aposentadoria e salários dos jogadores são negociações que devem ser feitas a partir da tela de gerenciamento da equipe. Clique com o botão direito sobre o nome dos atletas, verifique o status de cada um deles e busque, assim, o melhor negócio possível (mas fique atento: atualizações de mercado que simulam as reais variações do valor dos personagens são feitas. Não perca tempo!).

Escale seu time

Após a escolha da equipe, uma tela para que permite a escalada do time é apresentada (clique, segure e arraste sobre os jogadores comprados para compor sua tática em campo). Depois, um calendário vem à tona; antes de iniciar cada partida, uma série de informações e características do time, como força, valor do passe, salário e tempo de contrato é também exibida.

Antes de a bola rolar, outros aspectos devem ainda ser definidos, tais como o estilo de jogo (equilibrado ou focado no ataque), capitão e quem será o cobrador oficial de faltas. O tipo de marcação utilizada (leve, pesada ou muito pesada) e onde serão concentrados os ataques (pelo meio ou pelas laterais) também são configurações que devem preferencialmente ser definidas pelo técnico.

Rola a bola

O sistema de jogo mostra todas as partidas que estão acontecendo ao mesmo tempo, e você acompanha o desenrolar de cada uma delas na mesma janela, também em tempo real. A qualquer momento é possível analisar as táticas utilizadas pelo oponente, elaborar novas estratégias, realizar substituições e alterar o comportamento da sua equipe dentro das quatro linhas.

Ao final das partidas, os resultados podem ser consultados. A tabela à qual você tem acesso mostra alguns detalhes da disputa, tais como a porcentagem de posse de bola, finalizações, desarmes, passes errados e o número de faltas cometidas. Também é possível checar quais jogadores receberam cartões para pensar se eles devem ou não participar da próxima partida.
Fora dos gramados
Outra opção dada ao jogador em Brasfoot 2016 é a de observar individualmente o desempenho dos atletas em cada uma das partidas disputadas ou no período que ele se encontra empregado no time. Ao clicar duas vezes sobre o nome do jogador, informações como quantidade de jogos pelo clube, gols marcados e número de cartões recebidos podem ser conferidas.


E vale lembrar que você é também deve oferecer um bom espetáculo, então esteja atento aos índices de satisfação da diretoria e da torcida. Afinal, são eles que definem a sua permanência na equipe. Portanto, é bom não fazer feio caso queira manter o seu emprego.
Mantenha as finanças em dia

Lembre-se de ficar de olho nas finanças da equipe. É sua responsabilidade analisar o dinheiro que entra e sai dos cofres do clube para que o fluxo de caixa possa se sustentar. Lembre-se de que imprevistos podem acontecer, por isso é bom ter uma reserva para não ficar na mão. Venda de jogadores, expansão da capacidade de ocupação de estádios e o aumento sobre o preço de ingressos são algumas das formas comuns de se angariar fundos.