Minecraft 1.14.3 Combat Update Snapshot Showcase



Minecraft é um game em primeira pessoa que dá a você a chance de explorar um mundo completamente feito por blocos – sejam eles de terra, pedra, areia ou outros elementos encontrados na natureza – e criar sua própria aventura.

Para jogar Minecraft, é preciso possuir uma conta Mojang. Caso não tenha uma, clique aqui e preencha os dados para se cadastrar. Vale lembrar também que o game é pago, embora tenha uma versão demonstrativa. Para conhecer a versão completa, clique aqui.

Criar ou explorar? Você escolhe



COMO INSTALAR


Como dito logo acima, Minecraft traz um universo gigantesco para você, mas o que fazer com ele cabe ao jogador. Para isso, o game possui dois modos distintos de jogo, sendo eles o “Survival” e o “Creative”. Há também um terceiro modo, chamado “Hardcore”, que é idêntico ao “Survival”, com a diferença de possuir um sistema de morte permanente.
Survival

O primeiro modo do Minecraft coloca você em um desafio de sobrevivência extrema. Deixado sozinho em um mundo repleto de perigos, seu objetivo inicial aqui é continuar vivo, coletando alimentos e se abrigando dos perigos da noite, como zumbis, aranhas gigantes, esqueletos e o temível Creeper.


Ao mesmo tempo, você tem a oportunidade de explorar e criar todo o tipo de construção, se for habilidoso o suficiente. Isso porque todos os blocos em Minecraft (com exceção de um único) são quebráveis e coletáveis, com a ajuda das ferramentas certas, permitindo a montagem não apenas de estruturas, como utensílios e ferramentas.

A partir disso, é possível usar, por exemplo, pedregulhos e madeira para construir uma eficiente picareta de pedra ou erguer um imponente castelo com pedras polidas. E que tal usar algumas barras de ferro para construir espadas e uma armadura, para assim partir em um embate mortal contra o lendário Ender Dragon?
Creative

Já se o que atraiu você ao mundo de blocos de Minecraft foi apenas a possibilidade de construir monumentos incríveis, o modo “Creative” é a solução. Aqui não há qualquer limitação de vida, recursos ou movimentação: seu personagem voa, é invencível, destrói qualquer bloco com um clique e tem blocos ilimitados de qualquer tipo ao alcance.

Modifique!

Minecraft por si só já é um game incrível. Pode-se dizer, porém, que aquilo que você tem acesso na versão original do título é apenas uma pequena parte da aventura (ou mesmo uma base), já que o jogo vem preparado para ser completamente modificado.

Quer explorar uma versão em cubos de The Legend of Zelda? Existe um mod para isso. Precisa de maneiras mais eficientes para abrir caminho em uma montanha? Basta baixar um pacote de novos explosivos.

Essas, é claro, são apenas algumas das vantagens oferecidas pelo game. Minecraft possui uma comunidade ativa gigantesca, com jogadores adicionando novos mods diariamente – é só encontrar um que seja do seu gosto. Caso queira aprender a inserir um mod no game, basta clicar aqui para conferir um tutorial completo do processo.
Maior do que nunca

Minecraft já é um game gigantesco, com mundos maiores do que alguém poderia explorar em vida e uma variedade de cenários impressionante. Pois bem, desde a versão 1.7.2 o título ganhou uma quantidade ainda maior de biomas, entre cânions, savanas, regiões de puro gelo e várias outras.

Com isso, o game não só dobrou o número de cenários disponíveis, mas também ganhou uma série de novos materiais. Logo, prepare-se para conhecer vários novos itens e combinações para não só explorar o mundo de Minecraft, como também fazer construções ainda mais incríveis.

Compartilhando experiências

Se houve um game que fez os gameplays comentados se tornarem populares, este definitivamente foi Minecraft. Por isso, são muitos aqueles que querem utilizar o jogo para entrar no mundo dos vídeos de jogabilidade no YouTube – no entanto, vários são os casos de pessoas que simplesmente desistem pela dificuldade de preparar os programas de gravação corretamente.

Felizmente, a versão 1.7.4 do game trouxe uma novidade muito bem-vinda para quem sempre quis compartilhar sua jogatina com o resto do mundo. Isso porque agora Minecraft possui integração com o Twitch: para ativar a função, é só pressionar a tecla F6. Caso queira configurar a função, basta acessar as opções dentro do jogo.

Para conseguir usar essa função, você deve antes ter uma conta no Twitch. Esta, por sua vez, precisa estar conectada à sua conta da Mojang – para fazer isso, clique aqui e adicione seu Twitch no campo adequado para terminar a integração.
Hora do combate

Cansado de ficar sempre nas monótonas batalhas de Minecraft 1.8.9? Pois saiba que a atualização 1.9 do famoso jogo de blocos promete mudar isso, repensando boa parte do sistema de combate do game. Para começar, a Mojang adicionou escudos e a possibilidade de encantar suas flechas; além disso, o Minecraft agora permite que os personagens andem com dois equipamentos ao mesmo tempo – um em cada mão – podendo usá-los com os cliques do mouse.

Não pense, porém, que você vai poder simplesmente sair por aí destruindo tudo no caminho graças às novas mecânicas. Para compensar esse aumento de poder, a defesa das armaduras foi reduzida, enquanto as armas ganharam um sistema de cooldown.

E no que isso muda os combates? Basicamente, não adianta mais sair clicando como um louco para matar os inimigos, pois as armas precisam “recarregar” seus golpes; caso ataque antes da barra se encher, seu ataque vai sair mais fraco. Ao menos, em compensação, a espada e o machado ganharam ataques especiais, que permitem ataques em área e causar enormes danos quando a barra estiver cheia, respectivamente.

O fim é só o começo

É importante notar que, embora a atualização 1.9 tenha como foco o combate, as novas mecânicas não foram as únicas adições. Junto delas, a Mojang trouxe uma enorme expansão para o The End – sim, aquele lugar que antes você só visitava para dar cabo do clássico chefão Ender Dragon.

As novidades trazidas para o mapa são várias. Depois de derrotar o Ender Dragon, você terá acesso a diversos portais que o levam para outras ilhas flutuantes do cenário, todas cheias de novos inimigos e blocos. Há até mesmo pequenas fortalezas espalhadas por esses locais, que escondem tesouros raros; é o caso, por exemplo, das Elytras, itens exclusivos desses castelos que permitem ao seu personagem planar ao saltar de um lugar alto.
Controles
Mouse: mirar;
Clique esquerdo do mouse: ataca/quebra blocos;
Clique direito do mouse: interage com objetos/usa o item na mão esquerda;
Tecla Espaço: pular;
Tecla Shift: esgueirar;
Tecla E: acessa o inventário;
Tecla Q: joga itens no chão;
Teclas 1 a 9: seleciona os itens.

Nossa Opinião sobre o Minecraft


Você pode até imaginar que Minecraft seja bom, devido ao enorme sucesso que ele fez desde sua “descoberta”. Mas é só jogando que se pode perceber quão divertido este título pode ser: o game é simplesmente incrível em todos os aspectos, oferecendo uma jogatina que é tão complexa ou diversificada quanto o jogador procura.
Liberdade acima de tudo

“Liberdade”; esse é o termo que melhor define a principal qualidade de Minecraft. Você quer a experiência e desafio de sobreviver em um ambiente inóspito? Há muito disso aqui. Prefere só ver o que é possível criar com materiais infinitos e criatividade? Também há espaço para isso no game. Cansou-se de ambas as possibilidades e quer mais blocos, inimigos, poderes ou objetivos? Existem incontáveis mods para resolver esse problema.

Ao mesmo tempo, tanta liberdade age como uma faca de dois gumes para o game, tornando-se o grande ponto fraco de Minecraft para algumas pessoas. O fato é que não há nenhum objetivo claro nos modos básicos de jogo; logo, quem não tem paciência para estabelecer suas próprias metas definitivamente vai cansar desse mundo de blocos com rapidez.

Isso tudo, é claro, de nada adiantaria sem uma jogabilidade boa. E nesse aspecto Minecraft não decepciona: usando comandos semelhantes aos de um FPS comum, é bem provável que você não tenha qualquer problema para aprender o básico do jogo.

Por outro lado, novamente os menos pacientes podem ter problemas com o game aqui, devido ao seu sistema de criação de itens completamente livre. Uma vez que não há guias de montagem, alguns podem desistir antes mesmo de conseguirem montar sua primeira picareta.
Beleza cúbica

Se você é fã apenas de gráficos realistas como os de Battlefield, é provável que Minecraft não pareça muito bonito. Mas para aqueles que não se importam com isso, este game promete alguns dos gráficos mais bonitos que alguém pode imaginar.

Uma vez que ele gera cenários de maneira aleatória, explorar os cenários de Minecraft é sempre uma surpresa – você nunca sabe quando vai encontrar uma paisagem impressionante. E acredite: dar de cara com uma enorme ravina subterrânea, uma cadeia de montanhas ou uma caverna colossal é simplesmente de tirar o fôlego.
Um sonho ruim para o desktop, um pesadelo para o notebook

Se há um grande problema em Minecraft, esse é definitivamente o peso que ele traz para sua máquina. Mas se antes qualquer PC que o rodava “sofria” para mantê-lo, agora temos uma série de melhorias que deixam o game muito mais leve. O game ainda não é exatamente leve, mas você não vai ter tantas dores de cabeça quanto antes para jogar caso não possua um computador especialmente voltado para isso.

Ainda assim situação continua complicada caso você esteja em um notebook: não é raro sofrer com superaquecimentos ao jogar Minecraft em um computador portátil. E não adianta tentar rodá-lo em um aparelho voltado para gamers – o resultado é o mesmo. Se quiser evitar isso, a única solução é evitar ao máximo abrir outros programas junto do game; principalmente se estivermos falando de navegadores ou páginas do YouTube.
Só um gostinho

Minecraft possui o tipo de DEMO perfeito para deixá-lo com vontade de jogar mais. Isso porque o game não dá qualquer limitação para você além dos cem minutos de teste. Logo, você realmente pode experimentar tudo o que o título tem para oferecer, da exploração de planícies e cavernas à criação de estruturas, além de todo o desafio de sobreviver.

E então, tão rápido quanto começa, a aventura demonstrativa termina. É aí que a DEMO mostra outro ponto negativo: não há como acessar novamente o mundo de testes, mesmo comprando o game. Algo assim pode ser bastante desanimador, caso você tenha feito algo grandioso naqueles cem minutos.

Apesar de tudo, isso não tira a qualidade final de Minecraft. O game é simplesmente incrível, dando a você um mundo quase infinito a ser explorado e uma quantidade enorme de mods para dar novo fôlego à aventura sempre que necessário. Sua única limitação para se divertir aqui é sua imaginação.