A atualização 1.4 para GameMaker: Studio é talvez o mais importante até à data. Além de aumentar consideravelmente a estabilidade UI e adicionando novas funcionalidades, mas também marca o lançamento oficial do GameMaker: mercado ! A maioria dos novos recursos e alterações introduzidas foram discutidas em blogs de tecnologia anteriores e estavam disponíveis na versão Early Access da GameMaker: Studio. No entanto, uma vez que a maioria dos usuários não usa a versão EA, neste artigo vamos dar-lhe um breve run-down do que esperar de 1.4 e link para todos os artigos relevantes para que você possa descobrir mais.
O MERCADO
O novo GameMaker: mercado lhe permite comprar e vender ativos e extensões (ou doar para grátis!). Ele foi projetado para ser tão fácil de usar quanto possível e você vai descobrir que em 1.4 você tem um novo "Marketplace" opção de menu no IDE. A partir daí, você pode fazer login no Marketplace e criar, baixar e gerenciar todos os seus pacotes de ativos. Esses pacotes podem conter tudo o que você desejar, incluindo scripts, extensões, áudio, sprites - basicamente qualquer coisa que possa ser usada como recurso em seus jogos pode ser empacotada como um pacote e enviada para o Marketplace.
Vale a pena notar que os usuários do GMS padrão podem acessar o Marketplace para comprar ou fazer o download de pacotes de ativos, mas para carregá-los é necessário ter a versão Pro do GMS. Você pode encontrar todas as informações sobre o GameMaker: de mercado (incluindo guias sobre como preparar os seus bens e enviá-los) do Helpdesk YoYo Games .
EXTENSÕES ATUALIZADAS
O sistema de extensão também foi atualizado em 1.4 - em parte para o mercado, mas também para tornar a incorporação de SDKs externos e Frameworks para iOS e Android mais fácil e intuitiva. Isso significa que escrever suas próprias extensões de código nativo e usar SDKs de terceiros nessas plataformas (você precisará saber Java para Android e Objective C para iOS) é muito menos complexo e você também pode enviá-las para o Marketplace para compartilhamento agora .
A maioria dessas alterações é interna ou relacionada à interface do usuário, que possui novas opções para adicionar arquivos a extensões, bem como novas guias na caixa de diálogo de propriedades de extensão. Você pode encontrar mais deatils sobre estas alterações do Manual de GMS e do Helpdesk YoYo Games .
ÁUDIO
Houve duas mudanças importantes feitas ao sistema de áudio GMS. A primeira é que as funções dedicadas para música (como audio_play_music () ) ter sido tornado obsoleto e todos os arquivos de som agora são tratados exatamente da mesma maneira. Essas funções podem simplesmente ser substituídas por seus equalizadores de som em seus projetos.
A segunda mudança é adicionar Grupos de áudio para o IDE, bem como algumas funções GML dedicadas para lidar com eles. Como com sprites e páginas de textura, seus recursos de áudio agora podem ser agrupados no IDE e carregados na memória somente quando necessário (e descarregados mais tarde novamente, quando não). Você também pode definir um valor de ganho para um grupo inteiro, tornando a tela de pausa ou o fim do áudio do jogo muito mais fácil de programar do que anteriormente.
Estes grupos de áudio também são específicos da configuração, o que significa que você pode criar grupos diferentes para diferentes configurações e plataformas de destino. Vale a pena notar que os recursos de som em si são não configuração específica, mas sim ligada apenas a um grupo de áudio única, independentemente da configuração escolhida.
Note que os Grupos de Áudio não estarão na versão beta 1.4 inicial, mas serão adicionados muito pouco depois em uma atualização.
NOVAS FUNÇÕES FÍSICAS
Tem havido uma grande atualização para a biblioteca física built-in, que agora inclui uma simulação de partículas-corpo mole baseado fora do líquido Fun biblioteca para Box2D . Permitem a criação de corpos macios simulados usando a física rígida do corpo. Basicamente, isso significa que você pode criar uma forma a partir de partículas que mantêm a coesão e assim simular um corpo inteiro, que, devido à interação das partículas, dá a impressão de um corpo macio. Você também pode usar as partículas físicas para simular líquidos e outros sistemas físicos baseados em partículas.
Você pode descobrir mais informações sobre as novas partículas física do Blog YoYo Games tecnologia eo manual GameMaker .
INTERFACE DE USUÁRIO
O GameMaker: interface de usuário do Studio também teve um número de ajustes e melhorias. A mais óbvia delas é a nova árvore de recursos de pesquisa e filtro opções que estão no canto inferior esquerdo do IDE principal. Com estes, você pode encontrar rapidamente um único recurso em um projeto grande ou filtrar os recursos que não contêm a seqüência de caracteres de entrada. A filtragem apresentará uma árvore de recursos reduzida mostrando somente os elementos que contêm a seqüência de pesquisa.
O editor de imagens também teve uma grande atualização, com um número de funções extras sendo adicionadas a ele, como cebola-esfoliação, apagamento RMB e paletas de cores personalizadas. Para obter uma lista completa dos recursos do editor de imagem consulte o Blog YoYo Games tecnologia .
Outra mudança na interface do usuário pode ser encontrada no editor de código para scripts, que agora permite criar guias Grupos Script . Basicamente, você cria um novo script "pai" (que é o que será mostrado na árvore de recursos), e no editor de código para esse script você pode adicionar mais "criança" scripts para ele, basta clicar no novo separador no Parte superior da janela. Você pode então nomear sua nova guia e usar o mesmo nome para chamar o script que ele contém no código, o que significa que você pode ter grupos de scripts autocontidos em uma única janela. Você pode descobrir mais sobre este recurso do manual GameMaker .
A Asynchronous Evento categoria tem um novo evento adicionado a ele agora também, que é o / Carga Evento Salvar . Isso só será acionado por certas funções de buffer ou grupo de áudio no momento, mas será usado por outras funções mais tarde.
Houve também uma série de pequenos ajustes e melhorias feitas para o editor de sala, a forma como o IDE lida com pop out windows, e várias outras coisas (como a serach resultados e erros são exibidos) tornando tudo mais estável e mais fácil de usar . Você pode encontrar mais informações sobre essas coisas nas notas de versão.
Vale a pena notar que a janela Constantes foi renomeada Macros. Isso não altera a funcionalidade de forma alguma e é simplesmente uma mudança de nome para refletir melhor a verdadeira natureza de como eles funcionam.
GML
O GameMaker Língua também tem visto algumas mudanças para que, com a adição de novos tipos de dados , ou seja, ponteiros e enmums . As funções de textura e algumas das outras funções que criam recursos dinâmicos agora retornarão um ponteiro para o recurso, enquanto enums agora podem ser criados para uso em seus jogos. Para mais detalhes sobre estas funcionalidades, consulte o GameMaker: Manual Estúdio .
Há também foram algumas novas funções adicionadas para obter informações a partir de sprites Spine , funções extras para notificações push locais , algumas novas funções de amortecimento que permitem a poupança de grupos de arquivos (principalmente para suporte Console), e sprites formato SWF agora têm algumas funções dedicadas Que pode obter e definir o seu nível de AA.
SVN
GameMaker Studio agora lançado com o atual versão 1.8 do SVN ferramentas para uso com repositórios criados por clientes SVN externas. Para compatibilidade ainda será enviado com a versão 1.7 antiga também, e GameMaker irá detectar qual versão usar em uma base por projeto. Você pode escolher nas Preferências que formato / ferramentas usar ao criar ou adicionar um projeto a um repositório. Tenha em atenção que se o seu espaço de trabalho estiver num formato 1.6 ou mais antigo, ser-lhe-á pedido para actualizá-lo.
COISAS PARA VIR
Embora tudo o que está listado acima seja uma quantia razoável e melhore consideravelmente a experiência do GMS, ainda não é o fim das adições planejadas para a versão 1.4 do Gamemaker: Studio! Abaixo você pode ver uma lista de algumas das principais características que serão adicionadas nos próximos meses:
Extensões nativas em outras plataformas de destino
SVN será expandido para que você possa usar Mercurial, GIT, etc ... como ferramentas alternativas
Atualização para os destinos do Windows 8 e do Windows Phone para usar os SDKs 8.1
Revisão do editor de sala para aumentar consideravelmente a funcionalidade e facilidade de uso