Steam


Steam é um sistema criado em 2003 pela Valve que revolucionou o mundo dos games. A plataforma apresentou recursos inovadores como o download de jogos em formato digital, o desbloqueio de conquistas (achievements) e a interação entre usuários. Atualmente, milhões de pessoas utilizam o serviço todos os dias. O download do programa é de graça, mas muitos games são pagos, embora a Steam ocasionalmente libere alguns jogos grátis durante finais de semana. O serviço possui hoje aplicativos para Android e iOS. Além disso, a versão do Brasil conta com preços em reais, e você pode pedir reembolso de jogos que não rodaram ou que não tenham atendido às suas expectativas, com algumas condições. Confira o tutorial do TechTudo para saber se você pode pedir reembolso de um jogo na Steam,
O sucesso da Steam não é por acaso. A loja virtual frequentemente apresenta preços mais em conta do que os disponíveis em lojas físicas, e as promoções constantes são uma oportunidade para se adquirir jogos que normalmente seriam caros demais. Além de promoções semanais, a plataforma promove grandes eventos de liquidações, como a Black Friday e a Summer Sale. Nesses períodos os descontos são enormes e podem trazer economias de mais 90% em alguns casos, levando alguns usuários a optar por esperar esses eventos acontecerem antes de adquirir um jogo. O catálogo de games é o mais variado possível, contando com muitos hits como CS GO, GTA V, Fallout 4 e DotA 2, grande rival de League of Legends, bem como sucessos indies. Cada jogo possui requisitos diferentes que dependerão do computador da pessoa, mas é possível achar jogos disponíveis para Windows, Mac e Linux.
Para se ter acesso à loja, é preciso criar uma conta na Steam. Concluído esse processo, você poderá interagir com outros usuários. Para isso, basta adicionar o "id" deles à sua lista de amigos. As interações incluem trocas de mensagens, convites para partidas multiplayer online e até o envio de jogos como presentes (gifts). Saiba como gerar um Steam Trade Link. É importante proteger a sua conta, e para isso você pode usar o Steam Guard.
Além dos games completos, há também demos para testá-los antes de comprar e uns jogos mais simples, que são gratuitos. Um recurso interessante é que o mesmo usuário pode fazer login no seu Steam e baixar os jogos da biblioteca em diversos computadores – não é como no PS3, por exemplo, que há um limite de downloads para somente dois dispositivos diferentes. Só não é possível ficar online de dois PCs ao mesmo tempo. Porém, o usuário ainda pode fazer o download de um título enquanto joga outro. Embora a loja da Steam só funcione se o usuário estiver conectado à internet, é possível jogar a maioria dos jogos no modo offline. Se você estiver com o problemas, confira o tutorial que o TechTudo preparou para te ajudar quando o Steam não abre no PC.
A interface do Steam é bastante agradável e intuitiva. Como ele está disponível na língua portuguesa, não é difícil se encontrar e navegar pelas abas do menu, que se localiza na parte superior da tela principal do programa. Em biblioteca, o usuário vê os seus jogos, em notícias, lê as novidades, enquanto em comunidade interage com amigos e em loja (Store) realiza novas transações.
Há também um interessante sistema de objetivos, semelhante aos troféus de consoles como Xbox 360 e Playstation 3. Dependendo do jogo, o usuário ganha “medalhas” com seu progresso. Assim, é possível competir com seus amigos e mostrar quem fez mais missões em seus games.

PAGAMENTOS FACILITADOS

Os pagamentos no Steam podem ser feitos de diversas maneiras, não somente com um cartão de crédito. É possível utilizar débito, serviços de pagamento eletrônico e até boleto. Há uma versão brasileira da loja, com preços em reais, e as compras são realizadas de maneira segura e eficiente. Fazer uma compra é bem simples: basta clicar no jogo, clicar em comprar, escolher a forma de pagamento e, pronto, o download será iniciado.


Steam Machine


A Valve está prestes a expandir o seu mercado. A Steam, que originalmente estava disponível apenas para computadores, chegará aos consoles em breve. As chamadas Steam Machines vão trazer a plataforma para as salas de estar e promete bater de frente com os consoles tradicionais. O produto promete revolucionar o mercado, trazendo inovações como o Steam Controller, um controle completamente customizável e que poderá substituir o mouse e teclado na maioria dos jogos.

opinião TECHMUNDO


O Steam nasceu como um pilar da luta contra a pirataria de jogos para PC e hoje está no mercado consolidado como uma plataforma de encontro dos apaixonados por jogos. Não é à toa que ele registra milhões de logins diariamente. E, nos testes realizados pelo TechTudo, foi simples de entender tamanho sucesso.


O programa é bastante funcional, tem uma interface atrativa e o fato de ter uma versão brasileira para sua loja, com conteúdo vasto, em português, e pagamento facilitado, em que pode se usar até cartão de débito, agrada bastante. É diferente (e melhor) do que a maior parte das lojas virtuais de grandes empresas no Brasil.


Além da facilidade de baixar games (e dos preços baixos), também se destaca o lado social do steam, com as conquistas, as adições de amigos e, obviamente, os games multiplayer. Isso sem falar na ótima opção de se permitir, sim, o download dos jogos comprados em uma conta em diversos computadores, sem limitação.


Seu único problema está na questão desempenho, com as atualizações automáticas gastando um pouco de tempo e com o fato de, por ser um programa relativamente de peso, com muitos links e exigindo conexão à Internet para navegação, apresentar um travamento ou outro em computadores um pouco menos avançados.


Aliás, é importante destacar que o Steam é a plataforma perfeita para os gamers dos PCs. Porém, é necessário ter noção de que para ter jogos de última geração em uma máquina, ela precisa ter boas configurações – além de uma conexão rápida à Internet para baixar os jogos. Caso contrário, toda a praticidade do Steam vai, na verdade, se tornar uma grande dor de cabeça.


Prós 
Em português 
Vasto catálogo de jogos 
Interações sociais 
Pagamento facilitado 
Jogos em múltiplas máquinas 


Contras 
Atualizações automáticas 
Pode travar em PCs não tão avançados